quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ovo Poché



Ovo Poché...

Para mim, tem cara de café-da-manhã na casa da minha Omama. Acho que foi uma das primeiras coisas que ela me ensinou a cozinhar, como não levava óleo, ela achava que era menos perigoso...rs.
Eu devia ter uns 8-9 anos no máximo. Naquela panelinha, um pouco de água. vinagre e uma pitada de sal. Tão simples e tão complexo.
Apesar da quantidade de utensílios disponíveis hoje em dia, eu ainda preparo os meus ovos poché na panelinha.

O creme de Aspargos foi uma inspiração de uma amiga, a Gaby, ela me disse que amava ovo poché com Creme de Aspargos. nham! Na hora aguçou a curiosidade da comilona aqui.

Bom, vamos aos ingredientes!

Para o Creme de Aspargos:
  • 1 cebola
  • 2 batatas doce
  • 8 hastes de aspargo fresco...o verdin!!
  • 1 dente de alho
  • azeite de oliva
  • sal marinha
  • pimenta do reino
Cozinhar a batata doce com a casca até amolecer.
Branquear* os aspargos em água salgada. 
*mergulhar algum alimento rapidamente em água fervente.
Na sequência eu os coloco coisa de 8 minutos em forno alto com o dente de alho e azeite. Dá um toque final no sabor do dito-cujo.
Depois vai lá, refoga a cebola, com sal, pimenta do reino etcetc e agregue o aspargo picadinho, e a batata doce picadinha. Ao final, bata tudo no liquidificador/processador/como lhe convir e leva a uma panela!

Para o Ovo Poché:
  • 1 ovo (por pessoa)
  • vinagre branco (prefiro o de arroz)
  • sal marinho
Dê preferência para uma panela pequenina. Coloque a água, o vinagre e o sol no fogo, espero aparecerem as primeiras bolinhas, faça um redemoinho na água e jogue o  ovo. 
O meu ponto favorito é com a gema semi mole.

Faça uma torradinha de pão Italiano ou Francês. Com azeite e dente de alho esfregado.

Bom apetite!
Depois me contem como ficou o de vocês?
Beijosssssss e bom carnaval para quem pula! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário